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Para tempos de epidemia e para depois dela: Estar com a imunidade em dia é muito importante, tanto para evitar estar mais suscetível a doenças e patologias, quanto pra simplesmente estar bem, com os seus sistemas em equilíbrio para você seguir sua vida e desempenhar suas funções do cotidiano.

Aqui deixaremos algumas orientações gerais, para alimentação e de hábitos saudáveis que vão contribuir para seu sistema imunológico.

 

                Primeiramente, hidrate-se! Beber água deve deixar de ser apenas uma necessidade fisiológica para tornar-se um hábito. O ideal é consumir diariamente, em líquidos, 35mL para cada kg do seu corpo. Chás que turbinam seu metabolismo também são ótimas opções para te manter hidratado. Chá de gengibre pra se tomar gelado ao longo do dia ou aquele chá quentinho de ervas que a vovó receitou, ou mesmo a simples água com limão. Opções não faltam!

Você não abre mão de um docinho? Tudo bem, mas com moderação!

O açúcar diminui a eficiência do sistema imunológico, diminuir ele na sua dieta é essencial para uma série de outros fatores também. A nível alimentício mesmo, aposte no colorido e na diversidade: evitar embutidos em excesso, coisas altamente condimentadas, gorduras e açúcares. Valorize combinações com diferentes tipos de alimentos, ricos em diferentes tipos de nutrientes buscando uma refeição completa. Ah, sobre os vegetais, invista nos verde-escuros (brócolis, couve, escarola, espinafre, agrião e etc). Eles são grandes aliados da sua imunidade.

Além de se hidratar e de se alimentar bem, uma rotina ativa de exercícios também é importante. Você não precisa ser um atleta de alto rendimento, mas busque reservar uma horinha da sua rotina para atividades físicas. Abdominais em casa mesmo, ou aquela caminhada ao ar livre já podem bastar para manter a saúde em dia. Todas essas dicas acima, por si só, já te auxiliarão a manter outra parte da sua saúde em dia: o sono! Noites de sono de qualidade são imprescindíveis para garantir seu bem-estar e sua disposição para manter o resto da roda em dia.

Basicamente, cuide-se. Faça exercícios, não se estresse, durma e se alimente bem. Naturalmente, uma coisa te facilitará a realizar a outra. Os sistemas do nosso corpo interdependem para realizarem suas funções com excelência. Somos um ecossistema a ser cuidado e cultivado como um todo. Fique bem!

 


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Três receitas simples, nutritivas e saborosas para um sanduíche rápido no meio do dia; para o lanche dos seus filhos na escola, para levar naquele coffee break em meio a um longo expediente de trabalho, ou para aquele gostoso café da tarde em casa. Uma opção muito prática é, quando possível, preparar vários deles e manter na geladeira/congelados para alguma urgência.

 

Vamos começar deixando duas receitas veganas, muito legal!

 

Sanduíche de Tofu Defumado com Pimentão Assado e Pastinha de Lentilha com Nozes

 

INGREDIENTES (Pastinha)

– 1 ½ xícara de lentilhas cozidas sem sal
– ¼ xícara de nozes
– 1 dente de alho
– 1 colher de sopa de pasta de amendoim (pode substituir por tahini)
– 1 maço de salsinha (opcional)
– 1 colher de chá rasa de sal

INGREDIENTES (Recheio)

– 2 fatias de tofu defumado
– ¼ de um pimentão vermelho
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
-1 colher de chá rasa de sal
– 2 folhas de alface

MODO DE PREPARO

Para a pastinha, adicione todos os ingredientes (exceto a salsinha) em um processador de alimentos e bata. Se usar salsinha, adicione-a depois da mistura já estar bem triturada, e continue batendo, até obter uma mistura homogênea e cremosa. Rende aproximadamente um pote de 250 ml.

Pode ser guardado na geladeira por até 5 dias.

 

Para o recheio, aqueça um pouco o tofu defumado no micro-ondas. Para preparar o pimentão vermelho, adicione o azeite de oliva e o sal , e leve para assar no forno a 180°C por 20-25 minutos, ou até que o pimentão esteja macio e com as bordas bem douradas.

 

Recheio preparado, hora de montar o sanduíche! Asse uma quantidade desejada de pastinha em duas fatias de pão de sua preferência, adicione o tofu defumado, o pimentão vermelho grelhado e as folhas de alface. Junte as duas fatias de pão e está pronto .

 

SANDUÍCHE DE BERINGELA E ABOBRINHA GRELHADA E PASTINHA DE FEIJÃO VERMELHO E TOMATE SECO

INGREDIENTES (Pastinha)

– 1 ½ xícara de feijão vermelho cozido sem sal
– 4-6 tomates secos em conserva de azeite de oliva
– ¼ xícara de sementes de girassol – se possível, coloque-as de molho na água por 15 minutos antes de usar. Isso deixa as sementes mais macias e fáceis de triturar.
– 1 cebola roxa pequena
– 1 dente de alho
– 1 colher de chá rasa de sal
– 4-6 folhas de cebolinha verde (opcional)

INGREDIENTES (Recheio)

 

– 1 fatia de beringela
– 2 fatias pequenas de abobrinha
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
– 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Para a pastinha, adicione todos os ingredientes, com exceção da cebolinha, em um processador de alimentos e bata. Se utilizar cebolinha, adicione-a depois da mistura já estar bem triturada, e continue batendo até obter uma mistura homogênea e cremosa. Rende aproximadamente um pote de 250 ml. Pode ser guardado na geladeira por até 5 dias.

Para o recheio, adicione a azeite de oliva e sal na fatia de beringela e fatias de abobrinha. Numa frigideira grelhe as fatias em fogo médio até elas estarem macias e bem douradas.

Na hora de montar o sanduíche, passe uma quantidade desejada de pastinha em duas fatias de pão de sua preferência, adicione o a beringela e abobrinha grelhada. Junte as duas fatias de pão e está pronto esse lanche vegano e saboroso!

 

 

 

Sanduíche de tomate com presunto (sem glúten e sem lactose)

INGREDIENTES (recheio)

- 150 gramas (ou 6 fatias) de muçarela zero lactose

- 120 gramas (ou 6 fatias) de presunto fatiado

- 1 tomate sem semente picado

 

MODO DE PREPARO

Dobre em forma de triângulo as fatias de presunto e uma porção de tomates picados sem semente. Em seguida monte no pão bem nutrir que for de sua preferência para sanduíches. Se for consumir na hora, aquecer um pouco a muçarela sem lactose antes é uma boa pedida.

Os nossos pães de Bem Nutrir são a escolha ideal para você, celíaco, vegano ou intolerante à glúten. Temos várias opções, para você escolher o seu queridinho para harmonizar com cada receita.

 Aqui, provamos que restrição alimentar não é restrição de sabor, tampouco de criatividade e inovação!


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