BLOG

Natal: Tradições e Curiosidades

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Natal vem para renovar as energias e estreitar laços entre os familiares! É uma das datas mais importantes para nós Brasileiros, independente de religiões e crenças. Hoje trouxemos para vocês pontos que são tradição na maioria das Famílias Brasileiras neste dia de Natal.

Inspire-se nas nossas sugestões ou se for o caso só confirme o quanto tradicional você já está sendo. 😉

 

Árvore de Natal Decorada

Há quem diga que a Árvore foi uma tradição trazida da Alemanha e que com certeza se espalhou por todo o mundo, afinal o pinheiro cheio de luzes é peça chave em muitas casas brasileiras.  As bolas e os laços fazem parte dessa tradição. O dia de montar toda essa decoração natalina varia em cada país. Como por exemplo nos Estados Unidos é montado no Dia de Ação de Graças. Aqui no Brasil o dia que consideramos como o certo é sempre o 4º Domingo antes do Natal, dia que marca o início doo Advento. Mas é muito comum já se ver as ruas e as casas decoradas a partir do início de Novembro.

Segundo as crenças cristãs as decorações devem ser tiradas no dia 6 de Janeiro, que comemora o Dia de Reis, dia do qual os Três Reis Magos chegaram a Belém encerrando o Natal.

Curiosidade sobre a Árvore: Cada elemento da árvore tem um significado. O pisca-pisca é um acessório que vem para representar as estrelas do céu. As Bolas de Natal coloridas simbolizam bons frutos, o mini papai noel representa a bondade e as ponteiras – geralmente feita de estrelas – representam a estrela principal, como uma estrela cadente.

 

Papai Noel ao Vivo e a Cores

O Papai Noel se tornou uma figura muito forte no Natal, e muitas crianças quando ainda pequenas acreditam fortemente na existência do papai noel e toda história mágica da cartinha e dos presentes chegando pelas chaminés, advinda da cultura Americana. E para alegrar a criançada e tornar o Natal mais alegre é que em muitas famílias alguém se fantasiava e entrava na casa para falar com as crianças e entregar os presentes.

 

Troca de presentes e Amigo Secreto

 a troca de presente entre os familiares é muito comum e muito simbólico, como um laço afetivo entre as pessoas nessa época.  O amigo secreto é muito comum no fim de ano, principalmente no encerramento de ciclos dentro das empresas e grupos de amizade. Mas essa cultura acabou migrando paras as reuniões de família no natal, uma forma de deixar todos unidos e ninguém ficar sem presente. Assim todos se sentem parte da brincadeira e você não troca presente apenas com os seus mais íntimos, ou só pais, mães e filhos. É uma dinâmica que tem dado muito certo e cada vez mais comum.

 

Ceia de Natal

À meia noite do dia 24 para o dia 25 é que os Brasileiros costumam fazer uma grande ceia de Natal. E há alguns alimentos que são tradições brasileiras e que estão presentes em quase todas as famílias. Entre eles, é possível citar a farofa, o salpicão, a rabanada, o chester, a lentilha (mais forte no ano novo) e o panetone.

O que tem também caído no gosto brasileiro é a decoração personalizada das mesas postas, com velas, soplas personalizados com guardanapos combinados. Deixando assim as mesas ainda mais bonitas e temáticas.

Curiosidade sobre a Ceia: Cada alimento tem também o seu significado no Natal. O Peru assado representa fartura, assim como também o Leitão assado. A Rabanada acabou entrando no cardápio por ser uma opção sem carne que a séculos a trás foi criado como um alimento para recuperar as mulheres pós-parto na Europa. O salpicão por sua vez é 100% brasileiro, mas sem um significado aparente. As frutas secas representam a vida, assim como o vinho, como uma bebida cristã que simboliza o sangue de Cristo, que por vez é simbolizado como sagrado, representando a vida, e também o amor divino e a fertilidade.

 

Panetone

Apesar do Panetone ter nascido de um erro, hoje ele é peça chave em muitas ceias. Nasceu pelas mãos de um padeiro italiano chamado Toni, na cidade de Milão. Onde o seu nome verdadeiro começou como “Pani di Toni” e traduzido ao português “o Pão de Toni” e se espalhou por todo o mundo.

Porém é um produto que possui farinha e leite em sua receita e por isso acaba sendo inacessível para pessoas que são intolerantes a leite e glúten. Nós da BemNutrir estamos já alguns anos com uma edição especial de fim de ano com Panetones e Chocotones sem glúten e sem leite. Tudo para trazer mais tradição ao natal das famílias brasileiras.

E deixamos aqui a sugestão para quem quer manter a tradição com muita saúde!

 

Gostou de todas essas curiosidades e tradicionalidades do Natal?

Pronto para fazer do seu um sucesso? Esperamos que sim. Um forte Abraço e um Feliz Natal!


Rua Ricardo Georg , 1151 - Itoupava Central, Blumenau - SC
(47) 3337-4078
 faleconosco@bemnutriralimentos.com.br

© 2020 BemNutrir Alimentos sem Glúten. Todos os direitos reservados
Desenvolvido com pela Center Designer